Restaurante «Mesa de Lemos» conquista Estrela Michelin

Novembro 25, 2019 | Actualidade

O Turismo Centro de Portugal (TCP) congratula-se com a distinção atribuída ao restaurante Mesa de Lemos, na Quinta de Lemos, Silgueiros, Viseu, que acaba de receber a sua primeira Estrela Michelin. Um restaurante da região Centro de Portugal volta assim a integrar a lista exclusiva do Guia Michelin, que elege os melhores do mundo.

A apresentação do Guia Michelin Espanha & Portugal 2020, com os restaurantes distinguidos na Península Ibérica, ocorreu esta quarta-feira, em Sevilha.

O Mesa de Lemos, cuja cozinha é dirigida pelo chef Diogo Rocha, é uma das novidades da restrita seleção da equipa de inspetores Michelin. Na edição deste ano, apenas 27 restaurantes portugueses mereceram este privilégio: 10 na Região de Lisboa, 7 no Porto e Norte, 7 no Algarve, 2 na Madeira e 1 no Centro de Portugal.

“Foi com grande satisfação, e também com sentimento de justiça, que recebemos a informação de que o Mesa de Lemos foi agraciado com uma estrela Michelin. O chef Diogo Rocha há muito que merecia ombrear entre os melhores. A estrela agora conquistada, apesar de tardia, representa a consolidação de um trabalho incansável de defesa da gastronomia do Centro de Portugal”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“A gastronomia é uma das apostas em que o Centro de Portugal tem vindo a superar-se. Espero que esta conquista do Mesa de Lemos, que demonstra a mais-valia de se tratar com requinte os produtos regionais, aliando a tradição à modernidade, constitua um exemplo a seguir por outros restaurantes do Centro de Portugal”, conclui o presidente do TCP.

 

DIOGO ROCHA “É UM DOS MAIS

TALENTOSOS CHEF´S DA ATUALIDADE”

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, considera a distinção com Estrela Michelin ao jovem Chef do restaurante Mesa de Lemos “de importância extrema” para a cultura e gastronomia locais. E decidiu por isso promover, já amanhã, uma recepção ao também Embaixador de Viseu, o Chef Diogo Rocha, no Salão Nobre dos Paços do Concelho

“O Município não poderia deixar de receber nos Paços do Concelho aquele que é um dos mais talentosos Chef’s da atualidade e, acima de tudo, um defensor acérrimo da cultura e sabores locais”, justifica o Presidente da Câmara, observando que “a atribuição de uma Estrela Michelin ao Diogo Rocha era previsível, mais ano menos ano”.

Almeida Henriques destaca a “feliz coincidência” desta distinção ocorrer no ano em que Viseu celebra a gastronomia. “Acaba por ser a cereja no topo do bolo, um Chef de Viseu receber uma Estrela Michelin no ano em que nos assumimos como Destino Nacional de Gastronomia, e em que elegemos o nosso património gastronómico e os seus atributos à mesa como mote de valorização cultural e desenvolvimento turístico”, sintetiza o autarca.

Ainda de acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “a cozinha beirã é genuína e esta nova geração de Chef’s está a trazer um apuramento à nossa cozinha, que é importante potenciar”.

Aos 37 anos, Diogo Rocha soma já alguns prémios, entre as quais se destaca, já em 2019, o prémio Garfo de Ouro Boa Cama e Boa Mesa, atribuído ao restaurante Mesa de Lemos, situado em Silgueiros.