Planalto Beirão levou «Ideia com Futuro» a 3.000 crianças de Viseu

Novembro 21, 2021 | Actualidade

Depois de uma «viagem» de três semanas no concelho, foi na Escola da Ribeira, em Viseu, que o Planalto Beirão fechou o périplo no concelho, com a exposição itinerante «Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão”» que, com recurso um conjunto de recursos multimedia , sensibiliza para as boas práticas da reciclagem e da economia circular. Ao todo, foram mais de três mil as crianças – os grandes destinatários da mega iniciativa – que assimilaram, ao longo das algumas semanas, regras básicas sobre a arte de bem reciclar.

A exposição, que vai continuar a percorrer o território abrangido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) – organismo que promove a acção de sensibilização -, reúne um conjunto de recursos multimédia, nomeadamente apresentações, vídeos e jogos, através dos quais são transmitidas às crianças mensagens-chave sobre as boas práticas na separação e gestão de resíduos, e o seu impacto positivo na sustentabilidade e no futuro do ambiente.

“Com esta abordagem próxima e informal, pretende-se que os mais novos possam adoptar práticas mais conscientes, responsáveis e sustentáveis face à protecção do ambiente e dos recursos naturais”, sublinhou José Portela, Secretário Executivo da AMRPB, no final da sessão que decorreu na Escola da Ribeira.

Enquanto entidade gestora dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos cerca de 345 mil habitantes dos 19 concelhos abrangidos, e com mais de uma centena de viaturas no terreno, a AMRPB tem vindo também a sensibilizar a população para a capacidade instalada na via pública – “um exemplo a seguir no panorama europeu”  -, com os cerca de 23 mil contentores de resíduos sólidos urbanos e os 3.200 ecopontos.

Para José Portela, a capacidade de resposta da AMRPB é “perfeitamente suficiente para atingir um alinhamento com as metas europeias, nomeadamente com a redução das emissões de gases nocivos ao ambiente e que é necessário segregar na fonte e encaminhar para os ecopontos”. Neste contexto, afirmou que a gestão dos bio-resíduos “é outro desafio em cima da mesa da Associação.

Presente na Escola da Ribeira, o vereador da Educação na Câmara Municipal de Viseu, Pedro Ribeiro, trouxe à colação os tempos problemáticos que o planeta está a sofer, decorrentes das alterações climáticas. E adiantou que o concelho vai receber mais 28 ecopontos até ao final dopo ano “permitindo assim actuar uma forma mais global na questão da gestão e reciclagem de resíduos”.

Depois de Viseu, a exposição itinerante «Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão», vai percorrer agora o concelho de Tondela, seguindo-se o de Tábua.

 

MONTRAS SUSTENTÁVEIS

COM RECURSO A MATERIAIS REUTILIZADOS

No sentido de sensibilizar para a reutilização de materiais reutilizados, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão está a dinamizar, junto do tecido comercial e de serviços dos 19 concelhos abrangidos, o concurso “Montras Sustentáveis” pretendendo, desta forma, “estimular o espírito criativo e artístico”.

Para além de atrair a atenção dos consumidores e, ao mesmo tempo, contribuir para a dinamização do comércio local, os comerciantes são desafiados, neste Concurso, a fazerem o seu estabelecimento distinguir-se dos demais, com decorações feitas a partir de materiais reutilizados.

O concurso decorrerá entre os dias 2 e 25 de dezembro. Serão entregues prémios no valor de 1.000 euros aos três estabelecimentos classificados com as melhores montras.