Juventude (re)descobre Feira de S. Mateus

Agosto 19, 2016 | Região

No dia da inauguração, um mar de gente acorreu a dar as boas vindas à Feira de S. Mateus. Milhares de pessoas – a organização da Viseu Marca contabilizou 45.111 apenas no primeiro dia, de entradas gratuitas, e 60.594 no conjunto dos dois primeiros dias -, o que constitui um recorde. O público cresceu 8% comparativamente com igual período do ano anterior e este é já um dos melhores rankings dos últimos anos.

“Um número histórico e promissor”, afirma o Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. Para o autarca, “a Feira de S. Mateus está a reencontrar a sua história e o seu futuro. Reconciliou-se com o seu público e está a seduzir novos visitantes e novos turistas”. O presidente do Município conclui que “é já a feira popular histórica líder em Portugal e faz justiça ao seu estatuto de feira franca viva mais antiga da Península Ibérica”.

A juventude, que pela adesão visível nos primeiros dias do certame confirma a (re)descoberta que tem vindo a ser prenunciada desde as últimas edições, aplaudiu eufórica a atuação do grupo viseense “Moullinex”. Outra aposta bem sucedida da organização que, nos últimos anos, de forma crescente, tem vindo a valorizar a participação de grupos e de artistas locais e regionais.

Uma grande curiosidade envolvia a estreia da produção de teatro de rua “viver Viriato”. E as expectativas não foram defraudadas. O Viriatinho ou “Pequeno Polegar” “nasceu”no arranque da feira pela mão da Trigo Limpo – Teatro Acert de TONDELA sob a forma de uma marioneta gigante , construída ara assinalar os 40 anos de actividade da Associação Cultural e Recereativa de Tondela (ACERT).

Com nove metros de altura e não do tamanho de um dedo, como conta a história de O Pequeno Polegar, o Viriatinho, com 1,2 toneladas de peso, mexe-se a partir de um sofisticado sistema hidráulico, manobrado pelos 12 elementos da Escola de Artes da IOBRA, de Albergaria-a-Velha, chamada a participar nesta grande produção. Os cinco espetáculos previstos irão decorrer até 11 de Setembro.

O projecto de O Viriatinho foi concebido pela ACERT, promovido pela Câmara de Viseu e Viseu Marca, e conta com a participação do Cine Clube de Viseu, Teatro Viriato, Companhia Paulo Rieiro, Zunzum, Teatro Regional do Montemuro, Conservatório Regional de Música, Girassol Azul, Instituto Politécnico de Viseu e da Companhia DeMente. É a consagração cénica da figura mítica de Viseu, Viriato, “(…) um herói valente e virtuoso que honrou a sua palavra para defender uma Lusitânia da invasão”.

Um balão de ar quente, o regresso dos Furos Regina, a praça do artesanato com decoração (muito bem) conseguida a partir da azulejaria tradicional da cidade, o Hino da Feira, o Passeio Grão Vasco, a nova rua da Doçaria, a instalação da Fábrica das Enguias da Comur no histórico Museu da Electricidade e muitas outras novidades, juntam-se a um programa artístico diversificado, em que pontuam nomes grandes da música nacional e local.

A 614 edição da Feira de S. Mateus, que se vai prolongar até 11 de Setembro, “É de Feirar por mais”, como diz o slogan do certame. “A Feira reforça hoje a atratividade histórica e moderna de Viseu”, refere o Presidente da Viseu Marca, João Cotta. “A Feira de São Mateus é um baú reaberto de grandes memórias e de novas surpresas que promovem cultural e economicamente a região. Estamos certos que conquistaremos muitos visitantes e turistas.”

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.