IBM reforça vocação de Viseu como «cidade inteligente»

Novembro 16, 2016 | Economia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou em Viseu o Centro de Inovação Tecnológica da IBM, no Parque Industrial de Coimbrões, que arranca com 40 dos 120 colaboradores previstos. A instalação resulta de uma parceria estabelecida entre este grupo, a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico. Segundo os parceiros, estão criadas as condições para Viseu se afirmar como um centro tecnológico de referência e excelência a nível nacional e internacional.

O Presidente do Município, Almeida Henriques, explicou na cerimónia inaugural, que a parceria estabelecida com a IBM vai permitir a criação de uma plataforma digital que fará de Viseu uma «Smart City» ou cidade inteligente. A plataforma suscitará várias aplicações práticas, de entre as quais Almeida Henriques destaca o controlo do tráfego automóvel e o lançamento de soluções adaptadas à melhoria do seu funcionamento, a informação aos utentes sobre a localização e tempo de espera do serviço de transportes urbanos, e a identificação de consumos elevados de electricidade ou de água nas habitações, no sentido de resolver eventuais perdas e fugas.

“Com este Centro, Viseu conquista um selo poderoso no domínio tecnológico e demonstra a sua atractividade económica, concluiu Almeida Henriques.

O presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, congratulou-se com a inauguração de um segundo Centro de Inovação Tecnológica do grupo três anos depois de idêntica estrutura ter sido lançada no Centro Tecnológico de Tomar, numa altura em que a IBM acaba de completar 78 anos de existência em Portugal. “As forças vivas de Viseu demonstraram, de facto, a liderança, o envolvimento e o compromisso necessário para a criação do novo Centro nesta cidade, demonstrando uma forte ambição em tornar Viseu num polo tecnológico de referência em Portugal e mesmo na Europa”.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou uma “feliz coincidência” a simultaneidade da inauguração do Centro Tecnológico de Viseu da IBM com a realização em Lisboa da Web Summit. Sem perder tempo, desafiou António Raposo de Lima a fazer um esforço, ainda no decorrer do seu mandato, no sentido de criar idênticas estruturas noutros pontos do país. “Ao ritmo de três em três anos, cabe no meu mandato presidencial. Resta saber onde será, e isso é uma questão de imaginação”.

Recorde-se que a criação do novo Centro de Viseu surgiu da necessidade de criar um espaço de competências complementar ao Centro Tecnológico de Tomar, inaugurado em 2013, com o objectivo declarado de trabalharem em sinergia.

O Presidente da IBM de Portugal é natural de S. Miguel. Marcelo Rebelo de Sousa sabe disso. “Sem querer pressionar a IBM, sabendo que o senhor presidente é açoriano, penso que não há razão nenhuma para ter qualquer trauma genético que o leve, em homenagem à isenção, a optar sistematicamente pelo Continente e nunca pela realidade das Regiões Autónomas”, desafiou o Presidente da República.

Fernando Sebastião, presidente do Instituto Politécnico de Viseu – estrutura de ensino de onde sairão muitos dos futuros técnicos da IBM Viseu -, reconheceu que a criação do Centro “confirma a importância estratégica do Instituto no desenvolvimento económico da região. Com este projecto, o IPV contribui para o emprego qualificado dos seus diplomados e reforça a sua notoriedade e atractividade”.

O Centro de Inovação Tecnológico de Viseu será gerido pela SofTinsa. Segundo a IBM, é mais um exemplo do investimento contínuo do grupo em investigação, inovação e desenvolvimento no país, nos três vértices do crescimento económico: investigação e desenvolvimento, educação, e emprego.

O novo Centro actuará nas áreas de Gestão, Tecnologias de Informação, Engenharia Informática e Electrotécnica, sendo que os 40 profissionais já contratados estão a receber formação no campus SofTinsa, nas instalações do IPV. “Trata-se de um Centro multi-tecnologia que visa a prestação de serviços a clientes nacionais e internacionais, tendo por base modelos cloud, manutenção e desenvolvimento aplicacional, outsourcing de processos de negócio, helpdesk, entre outros, e ainda com um grande foco na criação de soluções tecnológicas das Smarter Cities.

Na sua passagem por Viseu, o Presidente da República inaugurou no Museu Nacional Grão Vasco a exposição «Além de Grão Vasco. Do Douro ao Mondego: a Pintura entre o Renascimento e a Contrarreforma», que integra as comemorações do centenário da fundação do Museu. A Mostra, que resulta de uma parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga, reconhece a influência de Vasco Fernandes e da sua escola na arte portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve ainda na Residência Rainha D. Leonor, no âmbito dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Viseu. Foi recebido por Adelino Costa, o Provedor, que se congratulou por ter sido a primeira vez, em 500 anos, que um Chefe de Estado esteve numa valência da Instituição.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.