Fresenius Kabi investe mais 17 milhões e cria 80 novos postos de trabalho

Julho 20, 2017 | Economia

Equipada com duas linhas de produção em mais de 6.000 metros quadrados, a Fresenius Kabi acaba de inaugurar a Unidade 5 de Produção de Penicilinas, no complexo industrial de Santiago de Besteiros, Tondela. A extensão, que representa um investimento de cerca de 17 milhões de euros, levou à criação de mais 80 novos postos de trabalho directos. A cerimónia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, do (ainda) secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, do vice-presidente da Divisão Farmacêutica da Fresenius Kabi, Mike Newson, e da directora Geral para Portugal e Espanha, Montse Planas.

Manuel Delgado, destacou a “relevância estratégica” da presença da Fresenius Kabi em Portugal para a economia nacional, uma empresa que, sublinhou, “exporta 9% do total das exportações nacionais em saúde”. Frisou ainda que “o contributo da companhia alemã a nível local reflete-se nos 700 postos de trabalho criados.”

Já o ex-secretário de Estado da Indústria salientou a importância do investimento da farmacêutica alemã na região. “O investimento da Fresenius Kabi é fundamental para o desenvolvimento industrial do interior do país. Estamos a falar do maior exportador do sector da saúde, sector esse que exporta mais que o vinho”, afirmou João Vasconcelos.

Montse Planas, Diretora Geral da Fresenuius Kabi para Portugal e Espanha, no discurso de agradecimento, salientou que a unidade 5 é parte integrante de um conjunto de investimentos adicionais que a companhia levou a cabo em Portugal.

“Nestes últimos 10 anos conseguimos colocar o volume de exportações num patamar sem precedentes. Antes da aquisição, a Labesfal exportava menos de 4 milhões de euros, fundamentalmente para os países africanos de expressão Portuguesa. Em 2016, exportámos vinte vezes mais para todos os continentes, num total de 70 países. Somos atualmente o maior exportador de medicamentos fabricados em Portugal” sublinhou Montse Planas.

O Complexo Industrial Farmacêutico da Fresenius Kabi é um dos maiores complexos de produção de fármacos industriais do seu género em Portugal. Conta agora com cinco unidades de produção e um centro de logística, duas das quais para produção de penicilinas, uma para produção de cefalosporinas, uma para produção injetáveis diversos e o restante para comprimidos, cápsulas, pomadas e cremes.

A Fresenius Kabi é o maior exportador de medicamentos fabricados em Portugal, para mercados em mais de 70 países, especialmente Europa, Canada, Austrália, América Latina e Ásia e um dos maiores fornecedores de medicamentos hospitalares em Portugal.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.