Factura da água já pode ser paga no Multibanco em Viseu

Setembro 16, 2014 | Economia

Os Serviços Municipalizados de Viseu, agora designados «Águas de Viseu» continuam apostados em associar à “excelência” da água que fornecem, a “qualidade” dos serviços prestados. Depois da aquisição recente de um edifício no centro histórico de, para ali instalarem toda a estrutura administrativa, os consumidores – munícipes e empresas -, num universo de 42 mil, já vão poder pagar a factura de Setembro em toda a rede de caixas multibanco, nos CTT, e nas lojas PayShop.

Com a entrada em vigor, a partir de Outubro, de novos meios de pagamento da factura dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Viseu, “a eficiência da gestão municipal sai a ganhar”, garante o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, que enquadra esta medida na aposta em curso de modernização destes serviços que, a partir de agora adoptam uma marca “mais simples e uma nova insígnia”: «Águas de Viseu».

Em conferência de imprensa, Almeida Henriques sublinhou a importância dos meios de pagamento agora implementados, nomeadamente para os 14 mil munícipes que pagavam as suas facturas num agente local único, e que passarão a beneficiar da “comodidade e flexibilidade” de realizarem este pagamento em 33 lojas PayShop, nos CTT e na rede de caixas multibanco

Esta medida vem pôr fim à falta de enquadramento legal do sistema de pagamentos em agentes locais, assim como a algumas ineficiências no sistema de controlo. “A legislação determina que as verbas públicas que sejam cobradas à economia, estejam à guarda ou depositadas no Estado até 24 horas depois”, justifica Almeida Henriques

Entretanto, e segundo o autarca, os 28 mil clientes que actualmente pagam através do sistema de débito directo, vão continuar a poder fazê-lo, sem necessidade de interrupção ou nova subscrição. Mantém-se também, numa tarefa que até vai ser intensificada, o serviço gratuito de factura electrónica adoptado em Maio nos SMAS de Viseu, já subscrito por 2.537 munícipes e empresas, e que representam seis por cento do número de contratos em vigor. E que se traduz numa economia de 13 mil euros /ano para estes serviços.

Almeida Henriques espera que até ao final do ano o número de subscritores da factura electrónica atinja os 10 por cento, ao mesmo tempo que anuncia, “aproveitando esta fase de modernização”, a substituição gradual dos velhos contadores por contadores de nova geração”. Uma operação que deverá ficar concluída nos próximos quatro anos.

“Consciente” que a modernização e implementação dos novos meios de pagamento eram esperadas “há algum tempo” pelos munícipes, Almeida Henriques, conclui que depois de atingido o “patamar cimeiro da qualidade da água, queremos agora posicionar-nos também num patamar cimeiro ao nível dos serviços prestados pela «Águas de Viseu»”.

Um ano depois de ter sido eleito na presidência na Câmara de Viseu, Almeida Henriques faz questão de sublinhar que a modernização dos serviços do Município, enquadrada num “objectivo estratégico de promoção da qualidade de vida, de crescimento económico, e de eficiência da gestão municipal”, foi uma das «bandeiras» do seu programa eleitoral.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.