Contratualizados 12 milhões para recuperar casas ardidas em Tondela

Março 13, 2018 | Região

Foi o primeiro município a assinar o protocolo para a implementação do programa de apoio à recuperação das habitações permanentes destruídas pelos incêndios de Outubro. E o primeiro a assistir agora ao lançamento do procedimento concursal para garantir “a imediata e gigantesca operação de reabilitação”, que se revela a maior de toda a região”. O contrato de empreitada, entre a CCDRC e o consórcio responsável, que prevê a reconstrução de 94 habitações permanentes num valor aproximado de 12 milhões de euros, foi assinado esta semana em cerimónia que decorreu esta semana no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Falta agora o visto prévio do Tribunal de Contas, esperando-se a maior celeridade, para que se iniciem os trabalhos. Quer da elaboração dos projectos (de arquitectura e da estabilidade) – que sempre demorarão algum tempo, onde se procurará ajustar a adequação da edificação e dimensão e expectativas do agregado familiar -, quer a construção ou reconstrução de tantas casas que são habitação própria e permanente”, afirmou José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela.

O autarca destacou “as muitas preocupações e obstáculos vencidos” para chegar a esta fase, o que para José António Jesus “só foi possível pela tenacidade, persistência, empenho, dedicação e sentido de dever a uma causa que muito nos mobiliza, quer aos técnicos do município, quer da CCDRC, mas igualmente ao sentido liderante que norteia a nossa acção”.

O Município de Tondela quer concretizar todas as fases do projecto “sem perder um segundo que seja”, visando garantir que todas as obras estejam concluídas, tendencialmente, até ao final do ano. “Bem sabemos como este objectivo é difícil, mas tudo faremos, mobilizando prestadores de serviços e subempreiteiros locais, para que tudo seja feito, dando um grande exemplo ao país, na organização, na estratégia e na eficácia desta missão”, destacou o autarca.

Ao mesmo tempo que avança com a reconstrução de 94 habitações consumidas pelas chamas de Outubro, o Município de Tondela afirma-se também focado no apoio à indústria, ao comércio e serviços, para que se concretizem algumas candidaturas ao Programa Repor. E reforçar o apoio ao sector primário na reposição de efectivos animais e no apoio ao restabelecimento de infraestruturas e equipamentos.

Atenta ao concelho no seu todo, e com o objectivo de “reforçar a esperança no território”, a Câmara de Tondela quer entregar durante este mês duas candidaturas ao Programa Valorizar: uma intermunicipal para o reforço da estratégia das aldeias de montanha e outra para revitalização dos viveiros do Caramulo.

Apesar das contingências que admite existir na região e no país, José António Jesus assume o compromisso e o desafio: “garantir que as cerca de 170 famílias que precisam de apoio (das 224 que viram as suas habitações atingidas pelos incêndios) – sem nunca deixarem de sentir a perda havida – irão ter em breve, um motivo de esperança e que voltarão a sorrir”, concluiu.

 

“TODOS VÃO TER RESPOSTA”

A reconstrução total de 74 habitações e parcial de outras 20 no concelho de Tondela, representa, para a presidente da CCDR-C, Ana Abrunhosa, “uma empreitada muito significativa”. São intervenções com valores superiores a 25 mil euros. Já as restantes famílias, que fizeram o seu pedido, “terão resposta esta semana”, garantiu. Na CCDR- C deram entrada 174 pedidos de apoio.

Ana Abrunhosa aproveitou a cerimónia de assinatura do contrato de empreitadapara destacar o trabalho do presidente do Município de Tondela, assim como da sua equipa, que ao longo dos últimos meses

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.