Castelo da Fantasia dá mais magia ao Natal em Viseu

Dezembro 3, 2017 | Actualidade

Uma estrutura iluminada com 12 metros de altura – o Castelo da Fantasia -, está já instalada na praça do Rossio, defronte da Câmara Municipal de Viseu, naquela que é uma das principais novidades da decoração natalícia que promete encerrar com chave de ouro 2017 – «O ano oficial para visitar Viseu». A exemplo do que tem sucedido em anos anteriores, este ponto central da cidade vai continuar a ser o mais procurado para as selfies e fotografias familiares, agora com o encantamento de uma estrutura iluminada inspirada num castelo alemão, que estreou em Nice (França) e chega pela primeira vez a Portugal.

O castelo é no entanto, apesar da sua grandeza, apenas uma pequena parte da decoração visível por toda a cidade de Viseu. Jorge Sobrado, vereador da Cultura e Turismo, recorda que a iluminação integra este ano 540 mil luzes e 340 peças que adornam 26 ruas, praças, jardins e edifícios da cidade. “Será o Natal mais luminoso dos últimos cinco anos”, reconhece. Mas nem só a cidade vai poder gabar-se de irradiar luz a jorros na quadra natalícia. Pela primeira vez, como frisou Jorge Sobrado, 33 igrejas do concelho de Viseu serão dotadas de uma estrutura de luz que sinalizará o Natal nas freguesias.

Mas nem só de iluminação se fará a tradição natalícia por terras de Viriato. A programação, que chegará ao concelho entre 1 de Dezembro e 7 de Janeiro, promete actividades, propostas e desafios para toda a família. O Município de Viseu investe 250 mil euros (75 mil apenas para a iluminação) em mais de cem espectáculos de música e teatro, 25 animações de rua, 14 exposições e outras propostas culturais a desenvolver durante os 38 dias de festa. O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, sublinha, no entanto, que muito mais do que os números “será o conjunto de estrelas especiais que brilharão em Viseu nesta quadra”.

O Município prevê que as tradições natalícias mobilizem este ano mais de 15 mil crianças, às quais serão especialmente dirigidas três centenas de actividades distribuídas por vários pontos da cidade. Uma delas, que será provavelmente das mais procuradas, é a «Casinha dos Sonhos», que ficará instalada no piso superior do Mercado 2 de Maio.

Este ano, por razões de segurança, a programação da passagem de ano – que será anunciada brevemente -, deixará o recinto da Feira de S. Mateus para se fixar no centro histórico. Almeida Henriques justifica a decisão com a participação habitual de milhares de pessoas e a obrigação do Município em prevenir problemas de segurança.

 

CAMINHOS DE LUZ

A iluminação decorativa chega este ano a 26 ruas, praças, jardins e edifícios da cidade. Será dominada pelo Castelo de Fantasia na Praça do Rossio. 33 igrejas e espaços públicos das 25 freguesias serão iluminados.

MERCADO DE NATAL

Entre 1 de Dezembro e 7 de Janeiro, no Mercado 2 de Maio, 36 operadores económicos estarão presentes com produtos de degustação próprios da época e com muitas propostas de compra “para o sapatinho”.

 CASINHA DOS SONHOS

Vai funcionar no piso superior do Mercado 2 de Maio com actividades pedagógicas, ateliês criativos, horas do conto, teatro, jogos e pinturas faciais, espectáculos musicais e dança.

 GIGANTES DA IDADE DO GELO

Almeida Henriques diz tratar-se de “uma grande exposição didáctica”, que promete uma viagem no tempo a todos quantos a visitem. Estará exposta no Multiusos de Viseu.

ROTA DOS PRESÉPIOS

As 25 freguesias, e respectivas comunidades, chamaram a si a realização dos presépios que serão expostos em locais públicos.

COMBOIO DE NATAL

Estão previstas visitas guiadas pela cidade nos dias 2, 3, 8, 9, 10, 16, 17 e 23 de Dezembro entre as 16 e as 17,30 horas. Entre 4 a 29 de Dezembro e 3 a 5 de Janeiro haverá visitas guiadas com animação para o público em geral. E ainda outras, sujeitas a marcação prévia, destinadas ao público infantil

CARTAZ MUSICAL

O vereador Jorge Sobrado destaca os concertos de Luísa Sobral (dia 16 no Rossio), Carlos Peninha (dia 21 no Teatro Viriato) e «Cantando o Natal» que se irá realizar nas freguesias do concelho.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.