950 mil foram à Feira de São Mateus em 2015

Setembro 27, 2015 | Sociedade

A  edição 623 da Feira de São Mateus registou um total de 950 mil visitantes. Este número de entradas na mais antiga feira franca viva da Península Ibérica corresponde a um aumento de 100 mil visitantes face à edição do ano passado. “É um número histórico de uma edição histórica da Feira de São Mateus”, sustenta o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “Ficamos com a ponta dos dedos das mãos a tocar na marca do 1 milhão de visitantes”.

“O projeto de revitalização que temos em curso está a dar bons frutos. A Feira reconciliou-se com a sua identidade, com a sua cidade, e tornou-se mais atrativa do que nunca”, acredita o autarca.

Entre os principais fatores de sucesso, a Organização destaca o novo layout da Feira, com a recuperação do velho “picadeiro” (avenida central do certame) e um novo palco com vista para o perfil da Sé de Viseu; um cartaz de espetáculos e eventos mais forte e atrativo para todos os públicos; o desenho de luz das portas e do campo da Feira; e a nova imagem de marca com uma estratégia de comunicação mais moderna, jovem e urbana.

Para Almeida Henriques, “a forte adesão do público jovem é porventura o sinal mais positivo desta edição. Os jovens voltaram à feira, e voltaram em força! Esta conquista é para consolidar no próximo ano.”

A internacionalização da Feira de São Mateus é o próximo passo na estratégia de expansão do certame. “Queremos explorar a proximidade a cidades como Salamanca e a empatia do público espanhol pelas tradições populares portuguesas. Faremos um investimento na qualificação da nossa oferta gastronómica e de artesanato, assim como numa promoção além-fronteiras”, sublinha o Presidente da Câmara.

O impacto económico do certame, a satisfação dos visitantes, a influência de públicos-alvo como os emigrantes e os jovens, e a procura por parte de turistas são alguns dos fatores em análise no estudo de inquérito independente realizado ao longo do evento, e cujos resultados serão conhecidos nos próximos meses. Em 2014, a Feira de São Mateus representou um volume de negócios direto, indireto e induzido de mais de 44 milhões de euros, com um impacto positivo na economia local de mais de 6,5 milhões de euros e na criação de 197 postos de trabalho (num total de 1071 empregos).

A organização sublinha ainda como aspetos muito positivos o reforço da segurança do certame, com o enterramento da infraestrutura elétrica dos equipamentos, e do dispositivo de proteção civil e de emergência médica.

“Feirar está-nos no sangue” foi o slogan de comunicação da Feira de São Mateus de 2015, que pela primeira vez teve um “patrocinador principal”: o Banco BIC.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.