2017: Município de Viseu desafia população para hospitalidade colectiva

Janeiro 16, 2017 | Região

Residentes e operadores económicos vão ser chamados a colaborar activamente no “ano oficial” para visitar Viseu. O desafio à “hospitalidade colectiva” foi lançado pela Câmara de Viseu e pela Viseu Marca, que prometem “activar” sentimentos de orgulho, pertença e identidade cultural junto dos habitantes, para que 2017 atinja recordes no número de visitas à cidade-região. Para que o envolvimento da comunidade seja total, estão previstas acções de formação e campanhas diversas. Tudo para que cada viseense assuma o papel de anfitrião e embaixador, disponível para mostrar a quem chega o que a cidade tem de melhor para oferecer.

O esforço que tem sido desenvolvido nos últimos anos para atrair visitantes à cidade-região de Viseu, cujo sucesso tem vindo a ser confirmado pelos números crescentes da procura turística, motivaram o Município e a Viseu Marca a definirem que 2017 será o “Ano Oficial para Visitar Viseu”.

A iniciativa de marketing territorial que está a ser preparada define duas vertentes, uma interna e outra externa, que pretendem sublinhar os atributos e propostas de experiências mais distintivas, por um lado, e promover a participação da comunidade local, por outro. “Mais do que uma nova agenda de eventos, a iniciativa visa despertar e promover uma atitude coletiva de hospitalidade”, destaca Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu.

A campanha que está a ser desenhada preconiza “a renovação e upgrade da agenda de eventos” e campanhas de promoção nacional e ibérica, segmentada por diversas cidades-alvo. “Será, nesta primeira fase, às instituições locais e regionais e aos próprios viseenses que se destina o lançamento e a comunicação desta iniciativa de marketing territorial, que visa dar “um empurrão positivo” no reconhecimento e na reputação de Viseu, enquanto destino turístico nacional e ibérico”, explica o autarca viseense.

O plano de comunicação externa será desenhado com “o objectivo de aumentar o reconhecimento de Viseu enquanto destino e atrair visitantes, turistas e interesses, apostando em três eixos: cidade de Viriato (património, mitos e lendas), cidade-jardim (de qualidade de vida e cultura) e cidade vinhateira (enogastronómica)”, explica Almeida Henriques.

O projecto visa afirmar Viseu como “alternativa” e “complemento” de destino turístico, fora do eixo litoral e dos grandes centros urbanos. Para que a ideia vingue, e os resultados sejam os esperados, a organização de “2017 – Ano Oficial para Visitar Viseu” conta com a cooperação institucional, local e regional, nomeadamente com os membros do Conselho Estratégico de Viseu e Entidades Regionais de Turismo.

O “V” de Viseu, Viriato, Vinho, Visita e Vamos estará no centro da campanha promocional que será desenvolvida ao longo do ano, dentro e fora de portas, nomeadamente nos media espanhóis.

Até à abertura da BTL – Feira de Turismo de Lisboa (15 a 19 de Março) será desenvolvida a vertente interna da campanha com múltiplas acções de sensibilização da comunidade local, que envolverão acções de formação, reconhecimento, envolvimento e motivação, de modo a induzir os viseenses a saberem mais sobre a sua cidade. As escolas, dos diversos graus de ensino, terão um papel importante. Será editado um “timeline” com os factos mais marcantes da história do concelho.

A partir da BTL, será posto em prática o plano externo. Aqui, será intensificada a campanha promocional de Viseu junto de cidades-alvo como Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Braga, Vila Real, Salamanca, Zamora ou outras.

Ao longo ano, será feita a actualização de eventos que fazem já parte do calendário anual. Nomeadamente enoturísticas e da Feira de S. Mateus. E lançados outros. O concerto de abertura acontecerá a 20 deste mês com Rodrigo Leão & Scott Matthew.

 

PARTIR À CONQUISTA DE UMA ESTRELA MICHELIN

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, manifesta-se “comprometido” com uma campanha que vai permitir consolidar os resultados positivos verificados em Viseu nos últimos anos. Em 2013 o número total de dormidas foi de 110 mil, em 2014 atingiu as 120 mil (mais 12%), em 2015 chegou aos 145 mil (mais 18%) e em 2016 a taxa deverá rondar as 160 mil dormidas, “um número recorde ao longo da última década”. Para Pedro Machado, “este crescimento permite prever para 2017 um total de 190 mil dormidas”.

“Esta iniciativa é uma aposta no mercado interno sem descurar a proximidade ao primeiro mercado emissor que é Espanha. Tudo isto se insere num estratégia de promoção que se pretende consistente e durável. No caso de Viseu, ao nível do património, da cultura, da gastronomia e dos vinhos”, afirmou o mesmo responsável.

“Esta iniciativa implica  em relação à Câmara de Viseu um reforço do posicionamento da estratégia municipal”, reconhece Pedro Machado, que aponta a necessidade de lançamento de um programa de qualificação dos serviços de restauração. “A região e a cidade de Viseu tem todas as condições para chegar a uma estrela Michelin”, afirmou.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.