300 mil luzes alimentam quadra natalícia assente nas tradições em Viseu

Dezembro 3, 2015 | Sociedade

Na quadra festiva que durará até aos Reis, Viseu será a “Paris de Portugal”. A “Cidade Luz”. A sustentar o epíteto, está um programa festivo amplo, diversificado e muito ambicioso, enquadrado pela iluminação natalícia que conta este ano com mais de 275 mil luzes (tecnologia LED de baixo custo) e 250 peças decorativas, distribuídas por 26 ruas, praças, largos, jardins e edifícios. Os anjos continuarão a ser a figura central da decoração. Que inclui uma instalação de grandes dimensões no Rossio, uma iluminação especial da fachada dos Paços do Concelho, e mais pórticos de luz nas principais entradas da cidade. O investimento na iluminação ascende a 72 mil euros e está enquadrado num acordo de cooperação com a Associação Comercial do Distrito de Viseu. Mas há muitas mais novidades: um grande espectáculo multimédia e de fogo-de-artifício inspirado no património de Viseu e nas efemérides de 2016, um concerto de Natal em cada uma das 25 freguesias e uniões de freguesia e o 1.º Festival Literário de Viseu «Tinto no Branco», são as principais iniciativas neste capítulo.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, considera que com o programa «Viseu Natal Sonho Tradicional», que regressa pelo terceiro ano consecutivo com uma programação cultural, solidária, comercial e de animação renovada e reforçada, como mais de 300 eventos e 700 horas de animação, “Viseu consolida, em 2015, o seu estatuto de «Cidade de Natal» e destino de Ano Novo”. Para o autarca, Viseu está a converter a agenda de Natal numa temporada atractiva. “Resgatamos tradições natalícias beirãs e valorizamos o património cultural com eventos e experiências para todos. A solidariedade e o sentido de pertença comunitário, a cultura e o dinamismo comercial, são o pulmão desta festa”, sustenta Almeida Henriques.

Assente em parcerias que incluem, para além da ACDV, o Montepio Geral – que volta a patrocinar a temporada festiva em 75 mil euros destinados à programação, em particular ao espectáculo de Ano Novo no Adro da Sé -, “Viseu Natal Sonho Tradicional» terá eventos para quem mora na região e para quem a ela se desloque durante a quadra. Destaque para a produção intitulada «Séculos de Luz», um espectáculo de multimédia com vídeo-mapping no conjunto monumental da Sé, que assinalará a chegada do Ano Novo e terá réplicas ao longo da noite e do primeiro dia de 2016, para que possa ser visto pelo maior número de pessoas. “Será um momento irresisistível e memorável”, garante Almeida Henriques.

A Câmara de Viseu, que investe na programação 150 mil euros, pretende que o Mercado 2 de Maio seja o epicentro de comércio de Natal e de vários eventos. Neste local central da cidade, para além da oferta de produtos garantida pela presença de 18 operadores económicos, estão previstos mais de 150 actividades de animação, teatro, música, artes circenses e magia. Haverá, ainda, oficinas pedagógicas para crianças e famílias.

Os concertos de Natal, que como já se disse chegarão este ano às 25 freguesias e uniões de freguesias do concelho, irão acontecer entre 5 e 20 de Dezembro. «Cantando o Natal», assim se designa este ciclo, inclui a actuação dos coros Infanto-Juvenis de Viseu e da Orquestra Juvenil de Viseu no concerto «Vozes Brancas» (dia 20). Dois dias depois, é a vez dos grupos corais de Viseu, do Conservatório de Música e da Orquestra de Câmara do Instituto Piaget. O concerto de Ano Novo e de Reis acontece a 3 de Janeiro e junta a Filarmonia das Beiras e André Sardet.

Reforço de peso da programação, o Salão «Vinhos de Inverno», entre 4 e 6 do próximo mês, descentraliza para o Solar do Dão um evento enoturístico de envergadura, que desta vez traz consigo o 1.º Festival Literário «Tinto no Branco». Mais de 40 operadores económicos e 25 escritores (entre os quais Afonso Cruz, Francisco José Viegas, Fernando Da Costa e o Prémio Saramago 2015, Bruno Vieira Amaral), falarão de vinho e de escritores, tendo como fonte inspiradora a obra de Aquilino Ribeiro.

Animação de rua, e o Cantar das Janeiras, que no dia 3 contará com a participação de 25 grupos no Mercado 2 de Maio ao longo de 5 horas, são apenas mais alguns dos múltiplos eventos previstos na programação natalícia, que conta, segundo o Município, com mais de meia centena de parcerias institucionais e culturais.

“O programa apresentado para estes 40 dias deixa os comerciantes tranquilos, porque dá garantias de qualidade e atractividade”. A convicção é do presidente da ACDV, Gualter Mirandez, confiante que o leque de eventos que se avizinham para o concelho, “tem tudo para atrair ao centro da cidade, não apenas os viseenses, mas também muitos turistas de todos os pontos do país e visitantes de concelhos vizinhos, dando assim um forte impulso às vendas no comércio tradicional”.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.